O impeachment de Lula virá se isso ocorrer | Opinião | Pedro Augusto

O impeachment de Lula virá se isso ocorrer | Opinião | Pedro Augusto

Pedro Augusto

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

Quando analisamos o histórico brasileiro e o presidencialismo de coalizão, vemos que, para um presidente cair, alguns fatores são necessários: impasses na agenda política, uma coalizão fraca e uma crise econômica capaz de levar o povo às ruas.

Até o momento, um desses fatores está em curso: os impasses na agenda política, uma vez que Lula sofreu várias derrotas e, nas poucas vitórias, precisou recorrer ao orçamento secreto.

Quanto à coalizão, a força é média. Lula tem uma boa relação com a maior parte dos ministros do STF, o presidente do Senado e alguns partidos do Centrão. Só que, mesmo assim, ele está com muita dificuldade de emplacar a sua agenda.

Outro problema para Lula, em sua coalizão, é a relação ruim com o presidente da Câmara. Ou seja, já que o petista não tem tido força suficiente com o Legislativo, uma crise na relação com esse poder é capaz de derrubar o segundo pilar da sustentação de um governo.

O último ponto é a economia. Sejamos sinceros: parte da motivação que levou multidões às ruas para derrubar Jango, Collor e Dilma foram as crises econômicas. Um fraco desempenho, pode criar uma insatisfação popular para tirar Lula.

 

Pedro Augusto é formado em Jornalismo, já escreveu para outros sites conservadores, possui redes sociais sobre história, é viciado em livros e em breve estará cursando Teologia.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Gazeta Gospel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *